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terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Avaliação no Processo Ensino Aprendizagem.




O conceito de avaliação no processo ensino-aprendizagem tem evoluído de forma mais consistente nos últimos 20 anos, principalmente através do conhecimento desenvolvido por psicólogos como Piaget, Roger e Vygotsky que por pedagogos  e educadores. Um exemplo atual é como a teoria das inteligências múltiplas pode desnortear toda uma concepção de avaliação de um professor tradicional.


A evolução do conceito de avaliação e sua aplicabilidade no cotidiano escolar tem como um dos seus maiores obstáculos a transformação inevitável na relação professor-aluno, que é um ponto fundamental no diagnóstico da avaliação.


Pode-se dizer que a avaliação teve sucesso quando o processo ensino-aprendizagem atua numa mão dupla na transformação da relação professor-aluno, elevando-os como atuantes da realidade em sua volta, esta pode ser considerada a função mais nobre da avaliação, além das formalmente elaboradas e definidas num planejamento participativo.


Acontecendo essa transformação as formas de avaliação não serão pontos de preocupação, pois os objetivos da avaliação serão alcançados por qualquer forma e até por várias formas simultâneas de avaliar.


Talvez essa transformação seja o avanço, hoje necessário, até imprescindível, para que a avaliação do processo ensino-aprendizagem seja a mola mestra do “salto quântico” que a escola brasileira precisa para dá a sua colaboração no desenvolvimento do nosso país.*



* O presente artigo foi escrito originalmente como redação da prova discursiva, aplicada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília – Cespe/UnB, do Concurso Público da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para o cargo de Técnico Legislativo: Pedagogo, em 2006, do qual o autor foi aprovado.

Jesse Rodrigues, é cearense, radicado em Brasília, Pedagogo (UECE), Especialista em Planejamento Educacional (UFC), Mestrando em Ciência Política (UNIEURO), é servidor federal no cargo de Especialista em Financiamento de Programas e Projetos Educacionais do FNDE/MEC.

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